domingo, 13 de abril de 2008

Planejamento do Projeto

PROJETO MEU MUNDO

O QUE É?

Um projeto interdisciplinar que foca o próprio aluno : Quem ele é? De onde veio? O quanto ele se conhece? O que ele deseja para ele e da sua escola?
Entendemos interdisciplinar como uma proposta de trabalho que faça aluno pensar um conceito de forma integral, sintetizando as várias informações que recebe e elaborando um conhecimento com significado. A interdisciplinaridade desenvolve as capacidades de análise e síntese tão necessárias na alfabetização e na fragmentação de conhecimentos do mundo atual.
A base do trabalho é a ficha descritiva do aluno. A partir dela será trabalhadas 3 disciplinas principais: HISTÓRIA, GEOGRAFIA E PORTUGUÊS.
Este trabalho será realizado em sala de aula pela professora Celi e na sala de informática pelo professor Duarte. O registro dos alunos será feito no caderno de informática , nas atividades no computador e atividades de sala.

POR QUÊ?
Com as avaliações diagnósticas realizadas no mês de fevereiro, faz-se necessário um projeto que desenvolva a auto-estima dos alunos e consequentemente, permita que os alunos confiem mais neles mesmos.
O PROJETO MEU MUNDO propõe um resgate de pequenas parcelas da vida dos alunos para que eles possam refletir sobre elas, modificá-las , se necessário e vislumbrar um futuro promissor.

OBJETIVOS
Este projeto visa um trabalho com mais significado para o aluno , além de desenvolver as competências de Português dos alunos do 4º ano do Fundamental I :
· Planejar e participar de situações de uso da linguagem oral, sabendo utilizar alguns procedimentos de escrita e organizar sua exposição;
· Utilizar recursos para compreender ou superar dificuldades de compreensão durante leitura;
· Utilizar procedimentos e recursos próprios da produção escrita;
· Assumir o ponto de vista do leitor ao revisar os textos com intenção de evitar repetições desnecessárias, evitar ambigüidades e articular partes do texto;
· Revisar o texto do ponto de vista ortográfico, considerando as regularidades ortográficas e irregularidades de palavras de uso freqüentes, uso de maiúscula e minúscula, entre outras.

CONCEITOS

NOME DO ALUNO - história e significado
IDADE – linha cronológica com acontecimentos e visão de futuro
DATA DE NASCIMENTO – fatos históricos
ENDEREÇO – localização espacial em mapas e conhecimento do lugar onde mora: noção de bairro, cidade, estado , país e CEP.
PAIS E IRMÃOS – origens e família
DIMENSÕES : PESO, ALTURA E NÚMERO DO CALÇADOS – medidas e elaboração de gráficos e tabelas
AUTO – CONHECIMENTO – ÉTICA , FILISOFIA E RELAÇÕES SOCIAIS
COR PREFERIDA – relações entre as cores
PROGRAMA DE TELEVISÃO PREFERIDO E TIME DE FUTEBOL - convivendo com as diferenças
BRINCADEIRA PREFERIDA - vivenciá-la e pesquisar sobre ela
ESCOLA - o que desejo dela?

PROCEDIMENTOS
Atividades inicialmente desenvolvidas em sala, gerando interesse e desafios para estimular a pesquisa e o trabalho escrito na sala de informática. Este projeto será realizado as terças- feiras ,ao longo do1º semestre e sua avaliação acontecerá com a participação dos alunos , acompanhamento do caderno de informática e portifólio da sala.
Outras disciplinas que serão abordadas no projeto: Artes, Matemática e Ciências.

Nenhum comentário: